RUAS DE FAJÃO VÃO RECORDAR GUILHERME FILIPE DURANTE O MÊS DE AGOSTO
Data: 06-AGO-2022
Horário: 10:00h - 18:00h
As ruas de Fajão irão recordar a figura do pintor Guilherme Filipe durante o mês de agosto, através da montagem de lonas expositivas.
A iniciativa integra-se no “4.º Encontro Cultural Pampilhosense”, que irá ter lugar no dia 6 de agosto, mas irá prolongar-se muito para além deste evento. As lonas foram concebidas para estarem vários meses ao ar livre, podendo ser deslocadas para outros locais.
Por detrás da conceção das lonas expositivas está o desejo de divulgar a obra do pintor Guilherme Filipe junto de um público mais vasto e, ao mesmo tempo, dar a conhecer aldeia de Fajão, levando os seus visitantes a circularem dentro da mesma num percurso expositivo. Para tanto, foi fundamental a disponibilidade e o apoio prestado pela Freguesia de Fajão-Vidual.
Outra iniciativa que perdurará muito além do próximo “4.º Encontro Cultural Pampilhosense” consiste na colocação de uma lápide comemorativa na casa onde nasceu Guilherme Filipe, também com o apoio da autarquia fajaense.
Organizado pelo Grupo dos Amigos do Património Pampilhosense (GAPP) com o apoio da Junta de Freguesia de Fajão-Vidual e da família do malogrado pintor fajaense, a 4.ª edição daquele evento cultural vai ser composta por diversas iniciativas.
O encontro cultural terá início às 10 horas, com uma concentração no cemitério de Fajão, onde será colocada uma coroa de flores na campa de Guilherme Filipe. De seguida, está prevista uma visita guiada à capela de Nossa Senhora da Guia, na qual se encontram painéis pintados pelo artista fajaense falecido em 1971. Seguir-se-á uma visita guiada à aldeia de Fajão e a inauguração de telas expositivas exteriores, que ficarão temporariamente em diversas ruas da “aldeia de xisto”. O descerramento de uma placa de homenagem na casa onde nasceu marcará o fim das atividades durante o período da manhã.
À tarde, terá lugar um colóquio na Casa da Cultura de Fajão, na qual três oradores convidados irão dar a conhecer a vida e a obra de Guilherme Filipe, sob diferentes perspetivas: «Guilherme Filipe Teixeira – Curiosidades genealógicas dum fajaense», por Nuno M. Barata-Figueira; «Vida e Obra de Guilherme Filipe», por Rita Cortês de Matos; e «Guilherme Filipe, o “marinheiro-pintor” da Nazaré», por Dóris Santos.
Todos os eventos são livres e abertos a toda a população e constituem uma oportunidade única para conhecer uma das mais fascinantes personalidades do concelho de Pampilhosa da Serra, hoje infelizmente muito esquecida. As iniciativas do GAPP e contacto podem ser encontrados na sua página no Facebook.
«Vida e obra de Guilherme Filipe», por Rita Cortês de Matos
Nesta comunicação será apresentada uma visão multifacetada do pintor Guilherme Filipe, cuja vida não se ficou apenas pelo campo das artes, envolvendo-se em diversos aspetos da sociedade e da política portuguesa do século 20.
* * *
Rita Cortês de Matos cresceu no meio da arqueologia e acabou por se especializar em desenho arqueológico muito cedo.
Licenciou-se primeiro em Educação Física e só depois em História. Acabou por fazer o mestrado na área da História dos Descobrimentos Portugueses.
Nos últimos anos, especializou-se na área da ilustração, nomeadamente da ilustração científica, através dos cursos de Desenho Científico do Museu de História Natural de Lisboa, com o professor Pedro Salgado.
Ganhou em 2018 o primeiro Prémio Internacional de Ilustração Científica Illustraciencia.
Atualmente trabalha como ilustradora freelancer.